Mato Grosso do Sul registra primeiro caso de ferrugem asiática 

Lavoura é localizada na cidade de Laguna Carapã 

15/12/2023 às 10:59 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

O estado de Mato Grosso do Sul confirmou a primeira ocorrência de ferrugem asiática da safra de soja 23/24, nesta quinta-feira (14), por meio da Fundação MS.

De acordo com as informações da assessoria, a lavoura localizada em Laguna Carapã, na região sudoeste do estado, foi plantada na 2ª quinzena de setembro e está no estádio fenológico R5. 

Além de Mato Grosso do Sul, o estado do Paraná tem registro de 63 focos, Rio Grande do Sul tem 6; Santa Catarina tem 4 e São Paulo tem 3. 

Ferrugem Asiática

A doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi pode reduzir a produção de soja em até 90%, de acordo com pesquisas da Embrapa. Os sintomas iniciam no terço inferior das plantas, com lesões escurecidas na face adaxial (superior) e estruturas de reprodução do patógeno na face abaxial (inferior) das folhas. 

Com a evolução da doença, as pontuações aumentam, reduzindo a área fotossinteticamente ativa, causando amarelecimento e queda das folhas. A partir disso, a produção de fotoassimilados é comprometida, prejudicando o enchimento dos grãos e consequentemente, a produtividade das plantas.

Com informações da Fundação MS

Foto: Embrapa


Últimas Notícias